26 de fev. de 2011

Por que fazer o sinal da cruz ?

Aceita o sinal da cruz que Deus colocou sobre toda a tua vida. Ele marcou o teu caminho e todas as tuas provas. Sempre que olhas para a cruz com amor, serás tocado por um raio da graça desta plenitude da Redenção. Saúda-lhe com todo o teu amor. Então, este sinal da cruz se fará cada vez mais clara e forte em ti, e serás capaz de irradiar e transmitir as graças da redenção.
O sinal da cruz que os cristãos traçam com frequencia sobre o corpo, é muito mais que um simbolismo. É expressão de um abraço de Deus no ser humano. Esta foi a explicação do Papa Bento XVI aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro no Vaticano para a tradicional oração do Ângelus.
Citando o pensamento do teólogo Romano Guardini, o Papa apontou o sentido do gesto. "Fazemos o sinal da cruz antes de rezar para que nos pacifique espiritualmente, para concentrar em Deus pensamentos, coração e vontade; depois de rezar, o repetimos para que aquilo que Deus nos doou permaneça em nós. Ele abraça todo o ser, corpo e alma, e tudo é consagrado em nome de Deus uno e trino".
Bento XVI continuou dizendo que o sinal da cruz e o nome de Deus vivo abrangem o anúncio gerador de fé e inspirador de oração. E assim como Jesus prometeu aos Apóstolos que o Espírito da verdade os conduziria a toda a verdade, na liturgia os sacerdotes concedem, dia após dia, o pão da Palavra e da Eucaristia.

Um comentário:

  1. Como é fácil rezar, e como às vezes nós somos preguiçosos...
    O sinal da Cruz bem feito nos une a Deus, já é uma oração.
    Deus é acessível facilmente, nós é que criamos um labirinto para chegar até Ele.

    ResponderExcluir