1 de mar. de 2011

Março - Mês de São José


A Igreja sempre venerou São José com muita honra e confiança e muito nos recomenda à sua intercessão. Em 11 de junho de 1855, Pio XI indulgenciou a devoção deste mês consagrado a este tão grande Santo.
É eloquente o testemunho de Santa Teresa de Ávila, doutora da Igreja, devotíssima de São José. No “Livro da Vida”, sua autobiografia:
“Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e muito me encomendei a ele. Claramente vi que dessa necessidade, como de outras maiores referentes à honra e à perda da alma, esse pai e senhor meu salvou-me com maior lucro do que eu lhe sabia pedir. Não me recordo de lhe haver, até agora, suplicado graça que tenha deixado de obter. Coisa admirável são os grandes favores que Deus me tem feito por intermédio desse bem-aventurado santo, e os perigos de que me tem livrado, tanto do corpo como da alma. A outros santos parece o Senhor ter dado graça para socorrer numa determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas. O Senhor quer dar a entender com isso como lhe foi submisso na terra, onde São José, como pai adotivo, o podia mandar, assim no céu atende a todos os seus pedidos. Por experiência, o mesmo viram outras pessoas a quem eu aconselhava encomendar-se a ele. A todos quisera persuadir que fossem devotos desse glorioso santo, pela experiência que tenho de quantos bens alcança de Deus…De alguns anos para cá, no dia de sua festa, sempre lhe peço algum favor especial. Nunca deixei de ser atendida”.
Este testemunho de uma grande Santa Doutora da Igreja dispensa comentários, e precisa ser lido e relido como muita atenção. Próximo de Jesus e de Maria, São José é Estrela de primeira grandeza no Céu e intercede pela Igreja sem cessar, assim como, na terra, velava sem se descuidar, do Filho de Deus a ele confiado. Deste modo, devemos neste Mês, com maior perfeição, oferecer nossas homenagens e recorrer o seu poderosíssimo valimento!
(Fontes: "Devoto Josefino" e Professor Felipe Aquino)

2 comentários:

  1. "Não me recordo de lhe haver, até agora, suplicado graça que tenha deixado de obter."

    Que essas palavras de Santa Teresa, aliás muito citadas quando se fala de São José, nos estimulem a recorrer mais confiantes à proteção de São José.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela reflexão. Todos devemos ter devoção a S. José, acima de qualquer outro santo. Que essa reflexão nos leve a refletir sobre essa necessidade e o valor dessa devoção.

    ResponderExcluir